segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Mude hábitos e evite o desperdício de água




No cenário em que a escassez de água castiga comunidades do Interior, combater o desperdício – mesmo na zona urbana – pode evitar que se agrave o quadro crítico dos açudes do Estado, que estão com apenas 41,3% da capacidade de armazenamento, conforme publicado na última sexta-feira no O POVO. Hábitos simples de economia podem ser adotados no cotidiano mesmo por quem não sente os efeitos da seca.

“A maioria das pessoas sabe como ajudar, mas não tem atitude e precisa criar uma consciência de coletividade”, aponta Cláudia Caixeta, gerente de responsabilidade em interação social da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Segundo ela, 95% dos moradores da Região Metropolitana de Fortaleza não percebem a escassez decorrente da pior estiagem das últimas décadas no Estado. “As pessoas consomem água como se o Ceará não tivesse problemas com chuvas, com o pouco acúmulo no lençol freático ou com as questões climáticas”.

As soluções apontadas são de fácil execução. Lavar a calçada ou o carro com água em balde em vez de usar mangueira é uma delas. Não deixar torneiras e chuveiros abertos durante o banho ou a escovação dos dentes. Deixar frutas e legumes de molho por alguns minutos em vez de lavá-los com água corrente. Analisar a mudança brusca da cobrança mensal para identificar possíveis vazamentos. “Se você deixar uma torneira gotejando, são quase 1.380 litros por dia”, alerta Caixeta.



O consumo racional significa que volumes menores de água precisarão ser retirados dos reservatórios do Estado, lembra Yuri Castro, assessor da presidência da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). A atenção deve ser redobrada nos centros urbanos. Para atender os 15 municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, o sistema integrado de abastecimento traz também águas da bacia hidrográfica do Médio Jaguaribe (Açude Castanhão).

Equipes da Cagece buscam reduzir desperdícios no faturamento das águas que vêm dos reservatórios. As perdas podem ser causadas por vazamentos, roubos e ligações clandestinas, além de falhas na medição. O Ceará é o terceiro no Brasil com menor índice de perdas, com 21,7%. A cada 100 litros captados, 78,3 vão para a distribuição entre os usuários. O Estado fica atrás apenas do Mato Grosso do Sul (19,6%) e do Paraná (21%), segundo dados do estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil.


http://www.opovo.com.br/app/opovo/cotidiano/2013/08/03/noticiasjornalcotidiano,3104512/mude-habitos-e-evite-o-desperdicio-de-agua.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário