segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Roda De Leitura

RODA DE LEITURA: UM RECURSO PEDAGÓGICO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES



   Justificativa


 
 

Observamos a dificuldade que o educando apresenta quando  instigado a ler e a escrever textos, bem como na interpretação destes e, considerando que esses fatores estão diretamente ligados à falta de hábito de leitura, o projeto Roda de leitura tem como propósito promover ações em prol de melhorias na qualidade da escrita e leitura.
   

Objetivo:
Formar leitores capazes de discutir o conteúdo de um texto e aprimorar o senso crítico e a interpretação no exercício da leitura oral. 


 Metodologia
O projeto tem como atividade central as rodas de leitura, momentos em que os alunos se reunem para ler e comentar as leituras feitas, sob orientação da professora. Toda a metodologia parte do pressuposto de que a leitura é base essencial para as aprendizagens, assim temos como referência o que diz Martins (1982:22) “Ler é também uma forma de se adquirir conhecimentos. È ter acesso aos bens culturais existentes, e seu aprendizado pretende, em geral, a adaptação do indivíduo ao meio ambiente ( que muitas vezes não é seu ).
Avaliação e Resultados Esperados
 No decorrer das rodas de leitura, foi observado que alguns alunos ainda apresentam um pouco de timidez quando leem. Mas também constatamos que um número significativo de alunos começou a frequentar a biblioteca com mais assiduidade, tendo assim, havido um acréscimo no empréstimo de livros dos mais variados gêneros literários.
             Esperamos alcançar com o Projeto Roda de Leitura, uma afinidade com os textos mais variados possíveis, para que  possamos ser capazes de formalizar nossas opiniões, críticas e argumentação de forma concisa e coerente. E que expressemos na escrita todos os nossos conhecimentos adquiridos nas várias leituras feitas por nós.

 Referências Bibliográficas:


Dell’Isola, Regina Lúcia Péret. Leitura: inferências e contexto sociocultural – Belo Horizonte: Formato Editorial, 2001.



MARTINS, Maria Helena. O que é Leitura? 7. ed. São Paulo: Brasiliense.



SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2 ed. Belo Horizonte:Autêntica, 2001.





Nenhum comentário:

Postar um comentário